Página principal  |  Fale conosco  |  Carreira  |  Links  |  Webmail  |  Mapa do site
Home > Meio Ambiente e Comunidade > Projetos Culturais



Projetos Culturais

A EDF Norte Fluminense investe em projetos culturais, somando recursos próprios e aqueles oriundos de renúncia fiscal (Lei Rouanet). Os projetos selecionados pela EDF Norte Fluminense obedecem aos seguintes critérios: projetos culturais com foco na relação França-Brasil; projetos com âmbito local ou regional; projetos que não ofereçam risco à imagem da empresa e entidades de reconhecida capacidade técnica no tema selecionado.

Projetos

2013 e 2014

  • Festival Kolirius - A EDF NF patrocinou o 4º Encontro Kolirius Internacional de Graffi ti, que aconteceu em Macaé, entre os dias 27 e 29 de Julho. O objetivo do evento é revitalizar espaços urbanos e mostrar a arte como mola propulsora na luta contra a pichação e o vandalismo. A edição deste ano aconteceu no muro da escola Estadual Irene Meirelles, em Imbetiba.
  • Samba Futebol Clube - A EDF NF patrocinou a peça Samba Futebol Clube, espetáculo de Gustavo Gasparani que retrata a união de duas das mais importantes manifestações culturais do país, o samba e o futebol.
  • As Descobertas do Brasil - o livro de Jean Marcel Carvalho França apresenta três ensaios, ricamente ilustrados, que pontuam a visão dos estrangeiros em três momentos marcantes do Brasil: 1500, 1800 e 1900.
  • São Luis - A publicação revela as lendas e mistérios da capital maranhense, que completou 400 anos. Tem fotos de Cristiano Mascaro, textos de Alexei Bueno e prefácio escrito por Ferreira Gullar.
  • Wilson Baptista, o samba foi sua glória - A EDF NF patrocinou a biografia do sambista Wilson Batista. O autor Rodrigo Alzuguir descreve com maestria a vida e obra de um ícone do cenário musical brasileiro.
  • Retorno a Amazônia - A EDF NF patrocinou a exposição e o livro RETORNO À AMAZÔNIA, projeto do oceanógrafo, ambientalista, ecologista e educador Jean-Michel Cousteau. As imagens comparam a Amazônia da expedição de Jean-Michel à viagem realizada por seu pai, Jacques Cousteau, há 25 anos.
  • Arquitetura moderna carioca - O fotógrafo Cristiano Mascaro e o arquiteto Lauro Cavalcanti lançaram o livro sobre arquitetura do Rio de Janeiro. A obra reúne 18 construções erguidas entre 1937 e 1969 na cidade.
  • Ricardo III - A adaptação da obra de Willian Shakespeare foi dirigido por Sérgio Módena. O ator Gustavo Gasparani conduz o monólogo interpretando diversos personagens, alternando narração e dramatização.
  • DVD Gustavo Gasparani - Edição de box composto pelos DVD's dos espetáculos "Otelo da mangueira", "Opereta Carioca", "Oui Oui... A França é aqui! A revista do ano" e "As Mimosas da praça Tiradentes, todos idealizados por Gustavo Gasparani e patrocinados pela EDF Norte Fluminense.
  • Espetáculo Morde! - A peça celebra os 15 anos de carreira da atriz e produtora Simone Kalil. No palco, a atriz narra, com bom humor, histórias corriqueiras, micos em cena, gafes de viagem e histórias verídicas que ganharam tratamento cômico e descontraído.
  • Lendas e mistérios - A publicação revela as lendas e mistérios da capital maranhense, que completou 400 anos em 2013. Fotos de Cristiano Mascaro, textos de Alexei Bueno e prefácio de Ferreira Gullar.
  • Cooperação com a Aliança Francesa - Em parceria com a Aliança Francesa, a EDF NF patrocinou diversas ações culturais com o objetivo de promover o compartilhamento da culttura entre os dois países. Entre as ações apoiadas no último ano estão: Terceira edição do Prix Photo Web, cujo tema será "Vida rural na França e no Brasil"; Festival nacional da Canção francesa e Exposição retrospectiva de Sabine Weiss.
  • Festival da Canção Francesa - O festival, que aconteceu no teatro Arthur Azevedo, em São Luiz, contou com a patrocínio da EDF NF. A grande vencedora, Hevelyn Costa, de Porto Alegre, recebeu o prêmio das mãos do presidente da EDF NF, Patrick Simon.
  • Amor pela vida - A exposição SABINE WEISS, AMOR PELA VIDA trouxe pela primeira vez ao Brasil uma retrospectiva da artista na América Latina, através de belas imagens em preto e branco.
  • Pássaros do Brasil - Colaboradores da usina tiveram a oportunidade de ver a mostra itinerante Pássaros do Brasil. O Programa Sociocultural e Ambiental Pássaros do Brasil é uma exposição itinerante que percorre empresas, colégios, universidades e espaços públicos, mostrando a diversidade das aves brasileiras através das artes visuais, palestras, livros e vídeos. O projeto contou com patrocínio da EDF NF.

2012

  • Terra vista do Céu. Grande sucesso de público, em plena Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, a exposição “Terra vista do céu”, apresentou aos cariocas 130 fotografias aéreas do fotógrafo Yann Arthus- Bertrand. A exposição, que precedeu a Rio +20, durou dois meses. Após a mostra, foi publicado um catálogo com editorial assinado pela EDF Norte Fluminense e pelo Grupo EDF.
  • As Mimosas da Praça Tiradentes. Outro sucesso de público que contou com o apoio da EDF Norte Fluminense foi a peça teatral As Mimosas da Praça Tiradentes, que retrata o ambiente popular do Rio de Janeiro dos “loucos” anos vinte.
  • Édipo Rei. A peça Édipo Rei, com Eliane Giardini e Gustavo Gasparani, respectivamente Jocasta e Édipo na tragédia grega de Sófocles, também contou com o patrocínio da EDF Norte Fluminense.
  • Divino Cartola. A EDF Norte Fluminense patrocinou a produção do livro “Divino Cartola – uma vida em verde e rosa”, que retrata vida e obra de Denílson Monteiro. O livro reúne fotos, documentos inéditos e um CD com os maiores clássicos do artista.
  • Fazendas do Império. A EDF Norte Fluminense patrocinou o livro Fazendas do Império. A publicação apresenta, através de textos e fotografias, o suntuoso estilo de vida dos barões no auge do ciclo do café. As imagens são do fotógrafo Cristiano Mascaro e os textos de Tasso Fragoso Pires, Mary del Priore e Roberto Conduru.
  • Festival de Música Francesa. O Festival da Música Francesa que também contou com o patrocínio da EDF Norte Fluminense, teve a etapa final realizada no teatro Arthur Azevedo, em São Luiz (MA). O evento recebeu participantes de todo o país, que interpretaram canções de músicos franceses consagrados, tais como Lara Fabian, Hélène Ségara e Carla Bruni.

2011

  • Produção e lançamento do livro Glaziou e as raízes do paisagismo no Brasil. Livro sobre o paisagista francês Auguste François Marie Glaziou, que veio ao Rio de Janeiro a convite de D. Pedro II, em 1858, para coordenar a diretoria de Parques e Jardins da Casa Imperial. Projetou jardins em importantes espaços públicos como na Quinta da Boa Vista e no Campo de Santana. Traz uma reflexão original sobre paisagismo urbano, a descoberta de novas espécies e a importância de outros paisagistas como Burle Marx, Mestre Valentim e Fernando Chacel.
  • Rio de Janeiro Art Decó. Cuidadoso trabalho de pesquisa que revisita o Rio de Janeiro em um período de enorme efervescência cultural – a primeira metade do século XX.
  • Patrocínio ao projeto cinematográfico Energia Sustentável, coordenado pelo instituto Acende Brasil. Sob responsabilidade da produtora Canal Azul, foram produzidos cinco filmes que abordam a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no território brasileiro. São mostrados diversos caminhos que a energia percorre até chegar aos consumidores finais. Um ator “curioso” faz um giro pelo país esclarecendo dúvidas da população.
  • A EDF Norte Fluminense fez um acordo com o Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, da Eletrobras – e a Fundação Roberto Marinho para a produção de filmes que contribuam para conscientizar a população sobre a necessidade de economizar energia. Os filmes, que deverão ser concluídos até 2012, serão veiculados em campanha nacionais, salas de projeção, escolas e canais.
  • Turnê da Orquestra de Campos ao EUA
  • Peça infantil O menino detrás das nuvens
  • Desfile Mirim da escola de Samba Portela

2010

  • Patrocínio do Livro Fazendas do Império. A publicação apresenta, por meio de textos e fotografias, o suntuoso estilo de vida dos barões no auge do ciclo do café. As imagens são do fotógrafo Cristiano Mascaro e os textos de Tasso Fragoso Pires, Mary Del Priore e Roberto Conduru. Entre as 47 fazendas registradas estão a Pau Grande, localizada em Avelar, próximo a Paty do Alferes que retrata a grandiosidade da época com seus 54 cômodos, distribuídos em 2.500 metros quadrados.
  • O musical Esta é a nossa canção, sucesso da Broadway, narra com muito humor a história de um compositor de sucesso e uma letrista iniciante com todos os altos e baixos da carreira, agravados e ampliados pelo clima teatral. A produção trouxe dos Estados Unidos o diretor Charles Randolph-Wright, que já dirigiu e atuou em várias montagens de musicais da Broadway, e conseguiu de seu elenco um rendimento tranquilo e dotado daquele clima de alegria característico do gênero.
  • Exposição Mestres Brasileiros, na Cidade Universitária, em Macaé, apresentou réplicas de telas de artistas modernistas produzidas por Tony Minuster. O Objetivo da exposição foi ampliar o acesso às artes plásticas a alunos da rede municipal de ensino. A programação do evento ainda incluiu uma oficina de artes para alunos do ensino fundamental e distribuição de kits com tela, pincéis e tintas.
  • Apoio ao projeto Eu quero é rosetar, Sururu na roda – 100 anos de Haroldo Lobo. O projeto contou com apresentações do grupo Sururu na Roda em homenagem ao centenário de Haroldo Lobo, compositor de diversas marchinhas de Carnaval.

2009

  • Patrocínio à peça Oui, Oui, a França é aqui, de Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche, vencedora do Prêmio Shell de Teatro 2010 na categoria melhor autor. O espetáculo musical retratou a influência francesa na cidade do Rio de Janeiro através do teatro de revista, com números musicais e esquetes cômicos. O musical ficou em cartaz de 15 de outubro de 2009 a 18 de abril de 2010, no Teatro Maison de France, no Rio de Janeiro e foi visto por cerca de 30 mil pessoas, em 120 apresentações.
  • Lançamento da coleção Os Franceses no Brasil – Séculos XVI e XVII, editada em quatro volumes pela Fundação Darcy Ribeiro. O conjunto de livros inclui a publicação inédita das correspondências de Nicolas Durand Villegagnon e novas traduções, mais completas e revisadas, das obras de Jean de Léry, André Thevet e Yves d’Evreux.
  • Patrocínio à exposição Coleção Índios de Debret, no Paço Municipal de Macaé, realizada no fim de dezembro de 2009. Foram reproduzidas imagens da história do Brasil em litografias e aquarelas representando personagens, usos e costumes dos povos indígenas.
  • Patrocínio à apresentação do cantor francês Lokua Kanza, no espaço Sesc, no Rio de Janeiro.
  • Apoio ao 11º Salão da Fundação Nacional do Livro Infantil, órgão consultivo da UNESCO para o livro infantil, no Centro Cultural Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro. O projeto de caráter institucional homenageou, em 2009, a França, como parte das comemorações do ano da França no Brasil. Em 11 dias de exposição, a mostra recebeu cerca de 50 mil visitantes, sendo que, desde total, 20 mil estudantes da rede pública e particular, por meio de visitas orientadas.
  • Produção do livro Flora Brasileira: História, Arte e Ciência. O livro apresenta um panorama dos estudos botânicos feitos no Brasil - e sobre o Brasil - a partir da chegada de D. João VI. A publicação reúne a produção de grandes naturalistas e artistas estrangeiros e brasileiros.
  • A EDF Norte Fluminense patrocinou a montagem do palco para apresentação do espetáculo Cruel, da Cia. de Dança Deborah Colker, no Ginásio Poliesportivo Mauricio Bittencourt, em Macaé. O espetáculo é o nono da carreira da coreógrafa e levou dois anos para ser criado. Os 17 bailarinos fazem um jogo de interpretação aberta entre o espectador e os corpos em movimento.
  • II Festival Intercolegial de Teatro Professor Jorge Saade, realizado em outubro de 2009, no Colégio Nossa Senhora das Dores. Foram apresentadas 14 peças teatrais que contaram com uma ampla divulgação através da distribuição de 25 mil impressos entre cartazes, filipetas e banners.

2008

  • Patrocínio a produção do livro Macaé, Natureza Revelada.
  • Apresentação do musical Opereta Carioca, no Teatro Maison de France, no Rio de Janeiro. O musical conta a história de amor entre a Cabrocha e o Malandro, sempre ao som do samba. No repertório do espetáculo canções de Ismael Silva, Zeca Pagodinho, Chico Buarque, Dona Ivone Lara, Vinicius de Morares, Baden-Powell, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, interpretadas ao vivo.

2007

  • Apoio às escolas de samba Mangueira e Portela, para a realização dos desfiles do Carnaval 2007.

2006

  • Utilizando recursos provenientes dos incentivos da Lei Rouanet, financiou a produção do livro Monumentos Fluminenses – Luz e Arquitetura, que reúne textos de José Pessoa e fotos de César Duarte.
  • Patrocínio para apresentações da peça teatral Otelo da Mangueira, na quadra Escola de Samba da Mangueira, com entrada franca para a comunidade.

2005

  • Projeto de Iluminação Artística Eficiente de Monumentos e Edifícios Históricos em prol da preservação do Patrimônio Nacional, realizado em coordenação com a Secretaria de Estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo do Rio de Janeiro (SEINPE). Na primeira etapa do projeto foram contempladas 14 igrejas e mais a Casa França-Brasil (Rio de Janeiro), a Ponte Feliciano Sodré, em Cabo Frio e o Liceu de Humanidades de Campos.
  • Patrocínio do livro A arte francesa do ferro no Rio de Janeiro, que reúne fotos atuais das cerca de 200 peças já identificadas no Rio de Janeiro e ilustrações de catálogos do Século XIX, utilizados pelos representantes das Fundações do Val d’Osne para a venda dos modelos produzidos.


Semana Cultural EDF Norte Fluminense

Todos os anos, no mês de dezembro, a EDF Norte Fluminense promove na sede da Usina, em Macaé, sua Semana Cultural. São cinco dias com diversas atrações, como exposições, apresentações teatrais, feira de artesanatos, apresentação de corais e músicos locais. Os funcionários ainda participam de workshops, dinâmicas e outras atividade interativas. (FOTOS)






Veja também em “Meio Ambiente e Comunidade”:

Apresentação

Projetos Ambientais

Projetos Culturais

Projetos Esportivos




© Copyright 2014 EDF Norte Fluminense S.A.. Todos os direitos reservados  |  www.edfnortefluminense.com.br