Página principal  |  Fale conosco  |  Carreira  |  Links  |  Webmail  |  Mapa do site
Home > Meio Ambiente e Comunidade > Apresentação > Monitoramento do Rio Macaé



Monitoramento do Rio Macaé

Importância do Rio Macaé

A bacia do Rio Macaé, em especial a cidade de Macaé, vem experimentando um grande crescimento econômico em função da implantação do pólo petrolífero. Inúmeras empresas vêm se instalando no município, atraídas pela posição estratégica em relação aos principais centros de produção e consumo do Brasil e também pela disponibilidade de petróleo e gás. O crescimento econômico-industrial e o consequente crescimento populacional representam uma crescente pressão sobre os recursos hídricos, em termos de volume de captação. Um exemplo desta demanda é representado pelas empresas termelétricas que vêm se instalando no município e apresentam expressiva demanda por água para fins de resfriamento. A fonte para atendimento a toda essa demanda é principalmente o rio Macaé, caso da EDF Norte Fluminense.

O monitoramento contínuo das vazões dos rios e das chuvas precipitadas nas bacias hidrográficas é de grande importância para o conhecimento do regime hídrico de um rio, possibilitando a realização de estudos hidrológicos, dentre eles os de vazões mínimas e máximas. Essas informações são determinantes para as tomadas de decisão sobre o uso dos recursos hídricos.

A EDF NF e o sistema Infoper

Por esta razão, em 2008 a EDF Norte Fluminense contratou a empresa Infoper para instalação e operação de uma estação automática para monitoramento do nível do rio Macaé, na localidade Severina, bastante próximo de sua captação de água. Assim, os dados de chuva, nível do rio e vazão do Macaé nesta localidade são monitorados, registrados automaticamente e disponibilizados a cada 15 minutos, via Internet, pelo link http://inea.infoper.net/PortalUTE/portal/portal






A Usina e Seu Entorno

Monitoramento do Rio Macaé


Veja também em “Meio Ambiente e Comunidade”:

Projetos Sociais

Projetos Ambientais

Projetos Culturais

Projetos Esportivos




© Copyright 2014 EDF Norte Fluminense S.A.. Todos os direitos reservados  |  www.edfnortefluminense.com.br